Artur Parada • Como alimentos com fibra impactam o intestino?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Como alimentos com fibra impactam o intestino?

O que são fibras?

As fibras são substâncias que fazem parte da composição de alguns alimentos, mas que, por não serem digeridas, passam inteiras pelo sistema digestivo até serem excretadas. No entanto, ainda sim, geram consequências para o organismo.

 

 

Quais são os efeitos das fibras no organismo?

Além da sensação de saciedade, as fibras, por absorverem glicose e gordura também ajudam no controle do índice glicêmico e do colesterol. Mas a função mais conhecida das fibras talvez seja a regulação do sistema digestivo. 

 

Tipos de fibras

Existem dois tipos de fibras, as solúveis – podem ser encontradas em algumas frutas e aveia, por exemplo, e são dissolvidas na água – e as insolúveis – que também podem fazer parte da composição de algumas frutas, pães integrais entre outros. O primeiro tipo contribui para reduzir o transito do intestino, sendo mais indicada para quem tem o intestino solto; enquanto que o segundo tipo é recomendado para quem tem o intestino preso, já que age no sentido oposto, aumentando esse fluxo.

 

Alimentos para quem tem intestino preso

Com base na explicação anterior, para quem tem o intestino preso indica-se alimentos com fibras insolúveis que servem como um laxante natural. Entre os alimentos recomendados para quem tem problemas de constipação:

 

Alimentos para quem tem intestino solto

Visto que para esse caso o melhor é ingerir fibras soluveis, alguns alimentos que podem ser considerados boas opções são:

 





 

Excesso de fibras

Comer fibras de forma excessiva pode resultar em problemas gastrointestinais, mas isso é mais provável de ocorrer se a fonte de fibras for suplementar e não natural.

Caso a pessoa ingira alimentos com fibras em abundância sem beber água, é possível que o resultado seja constipação com uma forte flatulência.

 

Conclusão

As fibras possuem diversos benefícios para o corpo, e suas funções se relacionam fortemente com o intestino e o sistema digestivo, mas é importante atentar-se ao tipo de fibra para que o efeito gerado não seja o oposto do desejado, e a quantidade ingerida para não cair no excesso – que como já ressaltamos, nunca faz bem.

A melhor forma de construir o cardápio é através do entendimento das propriedades de cada tipo de alimento e da necessidade do seu corpo. Consultar um profissional que possa te orientar avaliando as suas individualidades é sempre o mais indicado.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui. 

 

 

Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

Alimentação para diabéticos é sem graça? 

Comer banana impede câimbras?

O café da manhã é mesmo a refeição mais importante do dia?

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais