Artur Parada • Como cuidar bem do seu estômago
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Como cuidar bem do seu estômago

Muitas vezes esquecemos de cuidar da nossa saúde e alimentação, trazendo alguns problemas sérios ao longo do tempo. Assim, esses problemas podem atrapalhar o dia a dia. 

Para melhorar a qualidade de vida, como a saúde do estômago, existem pequenas tarefas que podem ajudar neste processo. A alimentação e a prática de exercícios físicos são os principais fatores para conseguir adquirir uma vida saudável. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para melhorar a saúde do seu estômago: 

Não é preciso cortar todos os alimentos que prejudicam a saúde no dia a dia. Afinal, é importante estar feliz e satisfeito com nossa alimentação e estilo de vida. No entanto, é possível substituir alguns componentes, como o sal e o óleo, por opções mais saudáveis sem alterar o gosto dos alimentos.  

Por exemplo: trocar o óleo tradicional pelo azeite ou óleo de coco. Por outro lado, o sal pode ser substituído por ervas e temperos naturais. 

Prefira consumir carnes magras, pois elas possuem menor quantidade de gordura. É importante também moderar no consumo do álcool, pois ele atinge diretamente o estômago. O refrigerante é considerado um dos maiores vilões do estômago e do corpo humano. Ou seja, sempre que possível deve ser evitado. Por isso, escolha sucos naturais como sucos de laranja, abacaxi e maracujá. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, são saborosos e vão manter o corpo hidratado sempre. 

E por fim, não coma com pressa, quanto maior a mastigação durante a refeição, menor é a quantidade de comida ingerida. Isso ocorre pois a mastigação faz com que o cérebro receba mais rápido a sensação de saciedade. Ou seja, comer com calma faz com que a fome passe mais depressa, diminuindo a quantidade de comida. 

Apesar de todas essas dicas, é importante saber quando é necessário realizar endoscopia digestiva e como funciona.  

A endoscopia digestiva alta é um exame utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. O exame é realizado por meio do endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, ela permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno. 

Caso sejam observadas alterações suspeitas na mucosa, durante o procedimento pode ser colhido um fragmento para análise pelo patologista. O exame é bastante seguro e permite diagnosticar inflamações como esofagite, gastrite e duodenite; presença de pólipos; tumores; úlceras e varizes esofágicas, entre outros problemas. 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais