Artur Parada • Como detectar câncer de intestino
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Como detectar câncer de intestino

Detectar o câncer de intestino de forma precoce contribui para o seu tratamento, pois as chances de cura são maiores quando a doença ainda está em seu estágio inicial.

Em um artigo publicado em janeiro deste ano pela Frontier in Oncolology, dados apontam que, até 2030, a probabilidade de morte prematura por câncer intestinal na faixa etária de 30 a 69 anos pode aumentar em 10%.

Dessa maneira, é fundamental conhecer a seu respeito, incluindo os sintomas de câncer de intestino, além de estar a par dos exames que devem ser realizados para sua prevenção e diagnóstico precoce.

 

Aumento de casos: câncer de intestino

De acordo com o Inca, até 2025 o Brasil terá mais de 40 mil casos novos de câncer de intestino por ano. Publicada em janeiro de 2023, a matéria "O que explica o aumento no número de casos de câncer de intestino" da CNN Brasil aponta alguns fatores que podem estar relacionados aos casos dessa doença.

Esses riscos relacionados ao seu desenvolvimento estão ligados a idade igual ou superior a 50 anos, obesidade e má alimentação.

 

Câncer de intestino em jovens 

Recentemente, foi possível notar diversas pessoas com idade inferior a 50 anos com câncer de intestino. Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Americana do Câncer aponta que, em 2023, mais de 150 mil pessoas nos EUA terão câncer de cólon, sendo que, por volta de 13% desse número será representado por pessoas com menos de 50 anos. Na Europa, os estudos comportam uma abordagem bem semelhante.

Por hora, não existe certeza quanto aos motivos para o crescimento do número de câncer colorretal entre os jovens, no entanto, existem alguns indícios, entre eles o aumento da obesidade, a ingestão excessiva e episódica de álcool e também a falta de informação que os jovens tem sobre os riscos dessa doença.

Porém, ainda são baixos os riscos de alguém com menos de 50 anos ter a doença e essa idade permanece sendo considerada um fator de risco.

 





 

Como prevenir câncer de intestino

Ter uma alimentação saudável é fundamental para diminuir os riscos de desenvolver câncer de intestino e, nesse sentido, existem diversas dicas gerais que podem ajudar para essa mudança de hábitos.

Reduzir o consumo de carne vermelha é um desses passos, visto que alguns estudos apontam que países que ingerem grandes quantidades desse tipo de alimento contam com maiores casos da doença. Por outro lado, comer mais vegetais é uma ótima opção! 

Outra recomendação é diminuir a ingestão de álcool e, além dessa, aumentar a prática de exercícios físicos por pelo menos meia hora, lembrando que esse tipo de atividade também contribui para diminuir os riscos de diversas outras doenças.

Ainda, é imprescindível realizar os exames.

 

Exames para detectar câncer de intestino

O principal objetivo do rastreamento é a redução da mortalidade e a morbidade, além de tornar melhor a qualidade de vida do indivíduo. De forma geral, é recomendado fazer os exames de colonoscopia a partir dos 45 ou 50 anos, mas, caso o indivíduo tenha histórico na família ou algum tipo de doença intestinal, eles devem ser feitos antes, seguindo as recomendações de um profissional especializado.

O câncer de intestino é identificado por meio de pesquisas e exames de imagem. De uma forma geral, o pedido médico para a realização destes procedimentos é direcionado para pessoas com sintomas, mas eles são recomendados também para qualquer indivíduo que esteja relacionado direta ou indiretamente aos fatores de risco.

É muito comum se perguntar qual exame que detecta câncer no intestino, e existem alguns que atuam nesse quesito, entre eles:

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame considerado, em diversos quadros, como a melhor maneira para detectar doenças. Ele busca identificar pólipos, úlceras, lesões, inflamações, divertículos, câncer colorretal, anormalidades, sangramentos, enfim, problemas no cólon. 

O exame de colonoscopia também pode ser utilizado para a realização de biópsias e coleta de amostras de tecido para análise laboratorial, assim como para o tratamento de condições que afetam o cólon.

Para saber como é feito o exame de colonoscopia, clique aqui.  

Exame de Sangue Oculto nas Fezes 

Um exame que contribui na detecção precoce dessa doença, já que ele consegue localizar quantidades de sangue que não seriam visualizadas a olho nu. Com isso, ele identifica sangramentos intestinais que podem indicar alguns problemas, entre eles o câncer colorretal.

Exame retossigmoidoscopia

Utilizado para detectar o câncer intestinal, ele pode ser feito quando a pessoa possui risco de desenvolver a doença, mesmo que ainda não tenha tido os sintomas de câncer de intestino.

 

Conclusão

Como pode ser percebido, os casos de câncer de intestino têm crescido e a tendência é que os números aumentem cada vez mais. Com isso, fica evidente a necessidade de se informar a respeito, buscando fontes confiáveis e dados atualizados sobre o assunto, para assim aprender quais são os sintomas da doença, compreender quais são os riscos e seguir as medidas de prevenção. Esses fatores são fundamentais para cuidar da sua saúde!

Agendar uma consulta médica é ideal para que seja avaliada a sua situação e as suas necessidades em específico. Para detectar a doença é fundamental buscar um profissional, compartilhar o seu histórico e o histórico familiar, além de reportar possíveis doenças ou sinais que se apresentaram ao longo do tempo. Lembre-se ainda que, além disso, um diagnóstico precoce é um ótimo aliado para o tratamento do câncer.

Aqui na Artur Parada Medicina Diagnósticav  você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer a você um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento correto para que a sua saúde esteja sempre em dia. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui.    

Até breve!

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

Quando fazer um exame de endoscopia 

Dor no estomago o que pode ser 

Queimação no estômago: O que pode ser 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais