Artur Parada • Saúde no Inverno
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Saúde no Inverno

A chegada do inverno (que vai de 21 de junho até dia 22 de setembro) traz consigo uma série de doenças virais, por isso é importante enfrentar essa estação da maneira mais saudável possível.  

As quedas de temperatura, aumento da poluição atmosférica, baixa umidade do ar e a permanência em ambientes fechados contribui para a proliferação de vírus respiratórios, o que aumenta a chance de transmissão. Em busca de prevenir o contágio, é de suma importância a higienização frequente das mãos e manter ambientes limpos e arejados, além da vacinação disponível na rede pública. 

Também se recomenda não enviar crianças doentes à escola, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, além de adotar hábitos saudáveis de alimentação e manter-se hidratado, bebendo bastante água. 

Doenças como a gripe (causada pelo vírus influenza), resfriados, rinite alérgica, bronquite crônica e asma são comuns na época mais fria do ano. Alguns sintomas destas doenças são frequentemente confundidos com os da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, que ainda está contaminando a população. 

É importante saber diferenciar os sintomas de cada doença para evitar o pânico a partir do equívoco – em casos de Covid-19, é comum a presença de febre, tosse seca e falta de ar; já em casos de gripe comum, o paciente apresenta febre, coriza, tosse mais seca e dores musculares, enquanto no resfriado existe a presença de febre baixa e coriza.  

 É importante também manter em mente os grupos de risco, como:

- Imunossuprimidos, ou seja, pessoas que vivem com HIV, transplantados, aqueles que fazem uso constante de medicamentos imunossupressores ou que possuem alguma doença que atinge o sistema imunológico, pois estes têm a imunidade mais baixa, tornando-os mais vulneráveis a infecções e complicações;

- Idosos acima de 60 anos, pois é comum a presença de doenças crônicas nessa faixa etária, por exemplo doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e diabetes, fatores que contribuem para a diminuição da imunidade, fazendo com que sejam mais suscetíveis a infecções e complicações;

 - Crianças abaixo de 5 anos de idade, pois crianças ainda não tem o sistema imunológico bem formado, tornando-as sujeitas às infecções respiratórias e agentes causadores da alergia, como mofo, poeira e fumaça de cigarro. 

O cuidado com doenças virais durante o inverno deve ser redobrado. Lembrando que ainda está disponível a vacinação contra a Covid-19, pelo seu bem e pelo bem de todos, vacine-se contra o coronavírus.

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais