Artur Parada • A digestão fica mais lenta no calor?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

A digestão fica mais lenta no calor?

Essa é uma pergunta comum de ser feita, principalmente no verão, época em que as temperaturas costumam a ser mais quentes. Para responder a essa questão precisamos, primeiramente, compreender um pouco melhor sobre o funcionamento do nosso organismo, principalmente no que diz respeito a digestão e a temperatura corporal. Por isso, vamos explicar melhor a respeito desses dois conceitos, 

 

O que é a digestão? 

A digestão consiste em um processo de absorção de nutrientes. A partir dessa absorção, os nutrientes podem ser transformados em energia com o intuito de auxiliar o nosso metabolismo a ter um bom funcionamento. 

 

 

O processo digestivo pode ser dividido em duas partes:

 

Como funciona a temperatura corporal?

De uma forma geral, é possível dizer que o organismo age buscando deixar a temperatura corporal por volta de 36 graus. Em um dia muito quente, o corpo toma medidas que visam alcançar uma diminuição no calor, entre elas, realizar uma digestão mais lenta.

 

 

E o que significa dizer que o corpo realiza uma digestão lenta?

Geralmente, quando nos alimentamos, o corpo exige mais sangue circulando no estômago. No entanto, em dias mais quentes, o sangue precisa estar circulando e realizando a regulação da temperatura. Isso significa que leva mais tempo para o estomago ficar vazio.

Consumir alimentos pesados em dias de clima quente faz a temperatura do corpo se elevar, complicando esses processos e podendo causar mal-estar, azia, indigestão entre outros sintomas.





 

E o que pode ser feito?

Não comer comidas pesadas em dias quentes é uma ótima opção, visto que nesse contexto, nosso corpo não está precisando dessa energia. Recomenda-se evitar alimentos que sejam gordurosos. Portanto, nesses dias, é melhor se afastar de molhos elaborados com queijo, carnes gordas, fritura etc. O mais indicado é ingerir alimentos ricos que contenham água, sais minerais e vitaminas, como legumes, cereais, peixes, verduras e frutas.

Beber água é fundamental! Caso a pessoa não beba líquidos adequadamente, há a possibilidade de desidratação — que prejudica ainda diversas funções do organismo, entre eles a própria digestão, transporte e absorção de nutrientes, além de afetar o processo de excreção.

 

 

Conclusão

Isso explica a razão pela qual sentimos que a comida do cotidiano pesa mais em dias mais quentes. Outro fator a ser considerado é que sentimentos menos fome, visto que não precisamos gastar tanta energia para nos manter aquecidos.  Tudo isso também nos faz perceber a importância de nos atentarmos à nossa alimentação que deve ser sempre saudável.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui.

 

Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

 

Açúcar mascavo é mais saudável?

Micro-ondas mata os nutrientes das refeições?

Somente a má alimentação é causadora da obesidade infantil?

 

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais