Artur Parada • Alimentos frescos são mais saudáveis que congelados?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Alimentos frescos são mais saudáveis que congelados?

 

Quando o assunto é alimentação saudável, é certo que surgirão muitas dúvidas. Principalmente no que diz respeito a quais alimentos fazem bem ou mal ao organismo e até mesmo, em termos de comparação, quais são mais e menos saudáveis. Pensando nisso, vamos responder a seguinte dúvida: alimentos frescos são mais saudáveis que congelados?

Bom, sobre esse assunto existem diferentes aspectos que devem ser abordados. Vamos começar pelos alimentos frescos. Eles possuem nutrientes e vitaminas em abundância – substâncias que são essenciais para nosso organismo.  No entanto, nem todo alimento fresco é realmente fresco. Isso porque muitos deles percorrem um longo caminho até chegarem nos pontos de venda, o que pode ser prejudicial para vitaminas com mais sensibilidade, quando ocorre a combinação de uma exposição ao oxigênio, temperatura e iluminação inadequadas. Nesse sentido, é mais interessante talvez comprar de produtores locais.





 

Mas e os produtos congelados?

 

 

É certo que existem muitos produtos congelados que não são saudáveis, por outro lado existem também aqueles que não fazem mal a saúde.

O congelamento de frutas, legumes e verduras, quando feito de forma apropriada, atua na redução da perda dos nutrientes. Inclusive, alimento congelados possuem mais vitaminas e minerais em comparação a produtos frescos cujo armazenamento é feito em temperatura ambiente ou na geladeira. O congelamento é um dos processos que menos altera a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos. Ocorre a perda se for realizado um congelamento lento.

Quando falamos sobre alimentos congelados, é muito importante não interferir na cadeia do frio. Ou seja, de preferência, quando for levar sua comida congelada saudável para casa, busque não demorar no trajeto e armazene esse produto em uma bolsa térmica.

Como dissemos anteriormente, existem muitos produtos congelados que não são saudáveis. Sobre isso, é provável que você tenha pensado logo em pizzas, lanches ou coisas no tipo. No entanto não estamos falando apenas disso, visto que muitos legumes congelados contem altos níveis de sal, gordura e açúcar. Logo, uma dica essencial é: leia os rótulos! Busque entender o que compõe o alimento que você deseja, mantendo em mente que, se você estiver buscando comidas congeladas, você quer comidas congeladas SAUDAVEIS!

 

 

Conclusão 

É possível perceber, portanto, que quando estamos tratando de alimentação, precisamos nos atentar ao que comemos para além do produto: é necessário avaliar e se preocupar com os processos de armazenamento, transporte e preparo.

E lembre-se: para ter uma alimentação de qualidade, você precisa de refeições balanceadas, coloridas, variadas, repletas de nutrientes. Procure evitar conservantes, aromatizantes, corantes ou outros aditivos. 

Ainda, de uma forma geral, é possível dizer que uma dieta balanceada inclui tanto os frescos, quanto os congelados

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui.

E se você gostou de ler esse texto, talvez também se interesse pelos seguintes artigos:

Suco Detox purifica o organismo?

Micro-ondas mata os nutrientes das refeições?

Alimentação Saudável, que tal praticar?

Alimentos que devemos consumir diariamente 

Até breve!

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais