Artur Parada • Exame de Cápsula Endoscópica
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Exame de Cápsula Endoscópica

Na hora de realizar algum exame é muito comum pesquisar um pouco mais a respeito para se sentir mais aliviado quando a hora chegar. Não seria diferente quando o assunto é a cápsula endoscópica e, por essa razão, vamos esclarecer nesse artigo algumas dúvidas comuns a respeito desse exame.

 

Como funciona o exame de cápsula endoscópica?

A cápsula endoscópica se trata de um dispositivo que consiste basicamente em uma microcâmera inserida no interior de uma cápsula. Durante a enteroscopia, esse dispositivo é engolido e, então, passa a fotografar o tubo digestivo até ser expelido.

Ela permite a visualização do intestino delgado, assim como de outras áreas do tubo digestivo que não conseguem ser acessadas com facilidade pela endoscopia ou colonoscopia.

 





 

Quanto tempo dura o exame de enteroscopia por cápsula endoscópica?

Depois de deglutir o dispositivo, o paciente aguarda na clínica até que a cápsula passe pelo duodeno. Então, o paciente coloca um cinto que contém um gravador para registrar as imagens.

Esse gravador permanece com o indivíduo durante 8 horas e após isso, o paciente retorna o gravador para a clínica e, assim, as imagens poderão ser analisadas.

A cápsula sai do organismo através da evacuação, podendo ser desprezada.

 

Como funciona o preparo do exame de cápsula endoscópica?

Assim como a maioria dos exames, ao ser indicado para realizar o de cápsula endoscópica, o paciente recebe algumas instruções. De uma forma geral, é possível dizer que, neste caso, o preparo consiste em indicações voltadas, principalmente, à alimentação e medicação do indivíduo.

Procure ler bem o preparo enviado pela clínica em que você realizará seu exame e, caso tenha qualquer tipo de dúvida, questione e se informe com os profissionais do centro médico escolhido para garantir que tudo será feito da maneira correta.

 

Para que serve o exame de cápsula endoscópica?

O exame de capsula endoscópica serve para uma diversidade de fatores, como para descobrir o que causou uma hemorragia gastrointestinal (em casos em que a colonoscopia ou a endoscopia digestiva alta não chegaram a tais conclusões); permitir a visualização de regiões inflamadas do intestino delgado; rastrear pólipos nessa área, assim como diagnosticar tumores nessa localização, identificar e monitorar a doença celíaca. Ainda, este exame é capaz de auxiliar a diagnosticar alterações indicadas em exames de imagem, como na ressonância, por exemplo.

 

Enteroscopia por cápsula endoscópica dói?

A enteroscopia por cápsula endoscópica se trata de um exame que não é invasivo. É possível dizer que este é um tratamento indolor e bem simples. 

 

Cápsula endoscópica precisa de acompanhante?

Essa é uma dúvida bem frequente em relação a qualquer procedimento médico. Em relação à cápsula endoscópica pode-se dizer que não é necessário ter um acompanhante no dia.

 

Cápsula endoscópica precisa de sedação?

Não, este exame não requer que o paciente esteja sedado durante a sua realização. 

 

Existe alguma instrução depois de ingerir a cápsula?

Sim, existem restrições em relação a alimentação no que diz respeito ao tempo que deve ser esperado para que o paciente possa voltar a se alimentar.

 

Cápsula Endoscópica Contraindicações 

Existem algumas contraindicações no que se refere a realização de enteroscopia por cápsula endoscópica. De uma forma geral, é possível dizer que ele não é recomendado para pessoas que apresentem determinadas condições, entre elas:

 

-Estenoses esofágicas e/ou do intestino delgado

Estenose diz respeito ao termo utilizado para se referir a qualquer tipo de estreitamento no corpo.

 

-Divertículo de zenker 

Patologia causada quando a contração da faringe e o relaxamento do esfíncter esofágico superior estão descoordenados.

 

-Gastroparesia severa

A gastroparesia é uma doença que se caracteriza pela movimentação incorreta do estômago, a qual resulta em um esvaziamento gástrico demorado, ou seja, os alimentos ficam tempo demais no estômago.

 

-Demência ou algum quadro em que o paciente não consiga deglutir a cápsula ou possa danificar algum equipamento

 

-Oclusão intestinal

Termo utilizado para se referir a quando a progressão do conteúdo do intestino é interrompida, podendo ocorrer por alguns motivos, entre eles fezes duras, alguma questão de nascença ou hérnia inguinal.

 

-Pacientes que tenham sintomas que possam indicar obstrução do intestino delgado

A OID trata-se de um quadro em que o trato gastrointestinal sofre de uma interrupção mecânica em sua patência. Isso resulta em dores abdominais, constipação absoluta e combinação de vômitos (podendo este ser bilioso).

 

No entanto é importante explicar ao médico as suas individualidades para que, com base nas suas particularidades, ele possa avaliar se algum outro fator deve ser levado em consideração na hora de determinar se o exame deve ou não ser realizado.

 

Você sabia?

O Dr. Artur Parada foi o responsável pela introdução dos exames de Cápsula Endoscópica no Brasil, o que aconteceu em 2001. Temos uma grande experiência na realização dos exames de Cápsula Endoscópica, tendo realizado um grande número de exames.

 

Conclusão

É possível perceber, portanto, que a cápsula endoscópica é um ótimo método para diagnosticar determinadas doenças.  Além de ser um procedimento indolor, ele também é um exame rápido de ser realizado. O paciente consegue trabalhar normalmente após a realização. No entanto, é importante estar atento às recomendações feitas pelo profissional de saúde que irá avaliar as particularidades de cada paciente e de cada caso, entendendo as suas individualidades e necessidades.

É imprescindível buscar um local adequado com uma equipe capacitada. Aqui na Artur Parada Medicina Diagnóstica    você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer a você um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento correto para que a sua saúde esteja sempre em dia. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Agende já sua consulta! 

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui.  

Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

Dor no estômago: O que pode ser? 

Câncer de intestino entre jovens 

Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados? 

Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar.

Câncer de Intestino - Quais os sintomas

Queimação no estômago: O que pode ser 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais