Artur Parada • Alimentos para baixar o colesterol
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Alimentos para baixar o colesterol

Antes de citarmos alguns alimentos que podem ajudar nesse sentido, primeiro precisamos te explicar o que é o colesterol e como ele age no organismo.

É comum que ao falar em colesterol você já pense que é algo ruim para o seu corpo, mas, na verdade, a história não é bem assim.

O colesterol é um composto que realiza alguns papeis no organismo, atuando na produção de determinadas vitaminas e hormônios, além de substancias que agem no processo digestivo. Uma das maneiras do colesterol se tornar um problema, é quando a partícula LDL está presente de forma excessiva no corpo.

 

Ocorre que existem dois tipos principais de colesterol, o LDL e o HDL.

Quando o primeiro está presente em quantidades exacerbadas, há a possibilidade de ele ser depositado nas paredes arteriais, aumentando o risco de infarto, por exemplo, e outras doenças cardiovasculares. Enquanto que o segundo ajuda a prevenir esse tipo de doença.

O colesterol LDL alto pode acontecer por questões genéticas, sedentarismo, uma alimentação ruim, tabagismo e comorbidades.

 

 

Mas afinal, como a alimentação pode interferir nesses processos?

 





A alimentação é uma das maneiras de se reduzir o colesterol ruim. Junto a prática de atividades físicas, elas se tornam importantes ações para diminuir o risco de doenças no coração que podem ser geradas pelo colesterol.

Entre os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, podemos citar

Vale lembrar ainda que por mais que esses sejam os alimentos recomendados, é necessário entender como isso pode afetar o seu organismo observando as suas individualidades. Por exemplo, em caso de obesidade, alguns dos alimentos citados, caso forem ingeridos, devem ser consumidos de maneira controlada, visto que são muito calóricos.

Há ainda algumas recomendações do que devemos evitar. Entre eles estão os alimentos industrializados, carnes gordas, leite integral, chocolate, doce com coco e frituras. Além desses, existem muitos outros que aumentam o colesterol.

Por isso devemos nos atentar aos nossos hábitos alimentares e tomar cuidado com os excessos.

 

 

Conclusão

Mais uma vez, precisamos lembrar da importância de cuidar da nossa alimentação e consultar um profissional que possa avaliar o seu caso, indicando as mudanças necessárias para a alimentação,  talvez elaborando uma dieta para colesterol alto, além de receitar medicamentos, se for necessário.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no  Blog do Artur Parada, clicando aqui.

 

Até breve!

 

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

Alimentos frescos são mais saudáveis que congelados? 

Alimentos para diabéticos e para prevenir a diabete 

Somente a má alimentação é causadora da obesidade infantil?  

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais