Artur Parada • Doenças intestinais mais comuns
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Doenças intestinais mais comuns

Sintomas como desconfortos abdominais, acúmulo de gases, diarreia e enjoo são bem comuns e nem sempre são levados a sério. No entanto, eles podem ser sinais de que o seu corpo esteja com alguma doença intestinal. Por isso, vamos elucidar melhor a respeito das doenças intestinais mais comuns, assim como também sobre seus sintomas e tipos de diagnóstico.

 





 

Entre as doenças intestinais mais comuns é possível citar:

 

Retocolite ulcerativa

Essa é uma doença crônica que atinge, majoritariamente, o intestino grosso. Urgência evacuatória, diarreia, sangue nas fezes são alguns sintomas possíveis neste quadro que afeta principalmente adolescentes e adultos.

O diagnóstico de retocolite ulcerativa conta com a realização da sigmoidoscopia e, em casos de lesões mais profundas, uma colonoscopia.

 

Doença de Crohn

A Doença de Crohn pode contar com sintomas comuns em seu início e, por essa razão, nem todas as vezes possui um pronto diagnóstico.  É válido ressaltar que a identificação dessa doença não possui um exame específico e depende da avaliação clínica a respeito dos sintomas para que o profissional direcione os exames necessários para o seu diagnóstico.

Entre os principais sintomas é possível citar diarreia, diminuição do apetite cólica abdominal e sangramento retal.

 

Câncer de intestino

O câncer de intestino é uma doença que envolve os tumores localizados nas regiões dos intestinos e ânus. Geralmente, esses tumores se formam a partir de lesões benignas denominadas pólipos, que podem crescer na parte interna do intestino grosso, mais especificamente em sua parede.

Entre os possíveis sintomas, é possível destacar fezes com sangue; desconfortos na região abdominal; fraqueza; perda de peso; anemia; tumoração abdominal; formato das fezes alterado (finas, compridas, semelhantes a uma fita, por exemplo).

O câncer de intestino é identificado por meio de pesquisas e exames de imagem. De uma forma geral, o pedido médico para a realização destes procedimentos é direcionado para pessoas com sintomas, mas eles são recomendados também para qualquer indivíduo que esteja relacionado direta ou indiretamente aos fatores de risco.

É muito comum se perguntar qual exame que detecta câncer no intestino, e existem alguns que atuam nesse quesito, entre a colonoscopia e o exame de sangue oculto nas fezes.

Cique aqui e saiba mais sobre como detectar câncer de intestino 
 

Síndrome do intestino irritável 

O Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável envolve a redução da dor através de medicamentos e o controle da diarreia. Além disso, a identificação dos alimentos que podem acarretar problemas também é fundamental para evitar crises!

Os principais sintomas desse problema são cólicas, desconforto na região do abdome, flatulência excessiva, sensação de que o intestino não se esvaziou completamente, oscilação entre diarreia e prisão de ventre. 

E você sabia que a Síndrome do Intestino irritável pode causar dor no estômago?

Entre os principais sintomas de dor no estômago, é possível citar:

 

Diverticulite

A alimentação pobre em fibras e o tabagismo são fatores que podem desencadear a inflamação da parede interna do intestino, chamada de diverticulite.

Esse problema pode ser identificado através de uma tomografia computadorizada e ultrassonografia de abdome. É possível que também sejam solicitados exame de urina e hemograma. 

 

Doença celíaca

Trata-se de uma reação do sistema imunológico ao glúten. Essa é uma doença de origem genética que pode acarretar em diarreia, anemia, osteoporose, câncer e até mesmo déficit de crescimento em crianças.

Entre os principais sinais dessa doença são gases, diarreia, ânsia de vomito, diarreia e queda de cabelo. Para realizar o diagnóstico o exame de sangue costuma a ser solicitado, mas somente ele não consegue realizar a identificação. Saber se existem outros casos na família pode contribuir para este processo.

 

Hemorroidas

Termo utilizado para se referir as veias que se encontram ao redor do reto ou ânus que se dilatam ou inflamam. Ao longo do processo de movimento intestinal ocorre a dilatação e o retraimento dessas veias, que normalmente voltam ao tamanho comum. Porém, o esforço repetido para eliminar as fezes, seja por estarem muito duras ou por intestino preso, é capaz de tornar o processo de drenagem do sangue mais difícil e ocasionar as hemorroidas.

Existem diversas causas possíveis para hemorroidas e entre os sintomas é possível citar coceira resultante do inchaço das veias, sangramento ocasionado pelo rompimento das veias anais e saliência palpável no ânus. 

O diagnóstico é feito através do exame médico e pode contar com alguns exames como anuscopia, colonoscopia e sigmoidoscopia.

Anuscopia é um exame realizado com um pequeno aparelho rígido (anuscópio) inserido poucos centímetros no interior do ânus, permite verificar se existem hemorroidas, fístulas, fissuras anais, inflamações, papilomas, tumores e outras patologias.

 

Colite Isquêmica

A colite isquêmica é o nome que se dá a uma lesão no intestino grosso que é ocasionada quando o fornecimento de sanguíneo é interrompido. Dor abdominal, geralmente sentida no lado esquerdo, fezes não tão consistentes e, frequentemente, acompanhadas de coágulos vermelho escuro são alguns dos sintomas.

O diagnóstico desse quadro requer uma tomografia computadorizada ou até mesmo uma colonoscopia 

 

Infecção Intestinal

Trata-se de uma alteração que na realidade é bem comum, especialmente na infância, chamada de GECA. Ela se refere a um quadro em que o trato gastrointestinal está inflamado. Entre os principais sintomas é possível citar fadiga, perda de apetite e dor no abdômen.

 

Câncer de intestino

Também chamado de câncer colorretal ou câncer de cólon e reto, o câncer de intestino é uma doença que envolve os tumores localizados nas regiões dos intestinos e ânus. Geralmente, esses tumores se formam a partir de lesões benignas denominadas pólipos, que podem crescer na parte interna do intestino grosso, mais especificamente em sua parede.

Alguns dos sintomas possíveis são fezes com sangue, anemia, tumoração abdominal entre outros.

 

Conclusão

Existem diversas doenças que podem estar ligadas ao intestino, muitas além das que foram aqui apresentadas, inclusive. Por essa razão é essencial se atentar aos sintomas e procurar um médico para averiguar as possíveis razões por trás deles, indicando ainda o tratamento correto com base nas suas necessidades e individualidades.

 

Como visto anteriormente, muito do que pode se assemelhar a algo passageiro pode indicar um problema mais sério;

 

É imprescindível buscar um local adequado com uma equipe capacitada. Aqui na Artur Parada Medicina Diagnóstica, você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Agende já sua consulta! 

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no  Blog do Artur Parada, clicando aqui. 

 

Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

Dor no estômago: O que pode ser? 

Câncer de intestino entre jovens 

>Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados? 

>Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar.

>Queimação no estômago: O que pode ser 

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais