Artur Parada • Doença de Crohn
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Doença de Crohn

Você provavelmente já ouviu falar na Doença de Crohn, mas talvez não saiba exatamente do que ela se trata. Nos últimos posts, falamos sobre algumas doenças intestinais e hoje vamos te explicar de forma mais aprofundada sobre este quadro, elucidando ainda sobre fatores que influenciam nessa doença.

 

Doença de crohn: o que é

A Doença de Crohn se apresenta geralmente de modo igual entre homens e mulheres, sendo mais comum em pessoas com idade entre 20 e 40 anos e ainda mais alta para fumantes. 

Pode afetar qualquer região do trato gastrointestinal, mas suas complicações se dão principalmente na região inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). É um processo inflamatório invasivo em níveis extremos e afeta todas as camadas da parede do intestino. 

 

Doença de Crohn: causas

Essa é uma doença crônica, cujas causas são desconhecidas. Existem hipóteses que apontam que ela seja possivelmente ocasionada por uma desregulação do sistema imunológico. Há a chance de que fatores ambientais, infecciosos, dietéticos ou genéticos estejam envolvidos.

 

Doença de crohn: sintomas

Entre os principais sintomas da doença de crohn, é possível citar:

É possível dizer que, a princípio, os principais sintomas estão associados a desconfortos intestinais, mas conforme o quadro evolui, outros podem se manifestar, entre eles:

 

Quando procurar um médico?

É muito importante buscar um profissional médico quando se deparar com os casos de diarreia, ainda mais se esse problema for permanente durante 7 dias ou quantidade superior de tempo. Também é essencial procurar ajuda se nas fezes for localizada a presença de sangue ou até mesmo se houver a recorrência de dores abdominais.

Esteja sempre atento aos sinais que o seu corpo envia!

 





 

Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn

Ao procurar um médico, este profissional irá analisar o caso para diferenciar de outras possíveis causas para o problema. É comum que para isso sejam solicitados alguns exames laboratoriais para identificar a existência de algum tipo de deficiência nutricional. Além destes, também costuma ser indicada a realização de exames de imagem, como:

A radiografia é um exame que serve para gerar imagens referentes as estruturas internas do corpo. Através dela é possível identificar muito além de ossos fraturados, sendo utilizada, por exemplo, para diagnosticar até mesmo tumores. 

Muito conhecida como Raio X, ela é considerada um dos métodos mais utilizados para a realização de diagnósticos por imagem. 

 

Feita através de um tubo bem fino com uma pequena câmera em sua ponta, a endoscopia é capaz de detectar diversas doenças, basicamente, as principais que afetam o sistema gastrointestinal.

Saiba mais sobre Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar. 

A colonoscopia é um exame que tem como objetivo identificar possíveis problemas no cólon, como pólipos, lesões, úlceras, inflamações, divertículos, sangramentos, câncer colorretal e anormalidades. 

O exame de colonoscopia também pode ser utilizado para a realização de biópsias e coleta de amostras de tecido para análise laboratorial, assim como para o tratamento de condições que afetam o cólon.

 

Clique aqui e entenda como é feito o exame de colonoscopia 

 

 

Doença de crohn tem cura?

Após os primeiros sinais do quadro e de seu diagnóstico, é raro que a Doença de Crohn seja verdadeiramente curada. De um modo geral, é possível dizer que o que acontece é que o paciente passa a viver com os estágios da doença que variam entre momentos de piora e melhora.

Cuidar da alimentação pode contribuir para reduzir os sintomas. No entanto, é válido ressaltar que não tem uma dieta específica e milagrosa que contribua nesse sentido. Cada paciente deve ser avaliado conforme o seu caso, a partir de uma avaliação que considere os sintomas e parte do intestino que conta com complicações.

 





 

Precisa de cirurgia?

Uma boa parcela de indivíduos reage bem aos tratamentos para doença de crohn. No entanto, também é expressivo o número de pacientes que em algum momento acabam precisando de cirurgia.

Nesse quadro, existem alguns fatores que podem influenciar na necessidade da realização deste procedimento, entre eles:

Dois dos procedimentos que costumam ser realizados nesse sentido se chamam resseção e anastomose. Apesar de conseguirem proporcionar anos livres de sintomas, não são capazes de curar a doença.

De uma forma geral, é possível dizer que a realização da cirurgia neste quadro busca proporcionar qualidade de vida, prezando pela preservação do intestino.

 

Conclusão

Como pode ser visto a doença de crohn é um quadro que ainda não possui tantos detalhes específicos relacionados a sua causa. No entanto, é evidente a importância de se atentar aos sintomas apresentados e, caso necessário, buscar um profissional para a realização do diagnóstico.

É evidente que a identificação do quadro permite um tratamento adequado, bem como uma atenção maior ao seu estilo de vida em termos como a alimentação, por exemplo – que ao ser adaptada poderá contribuir para a sua saúde e bem-estar.

 

É imprescindível buscar um local adequado com uma equipe capacitada. Aqui na Artur Parada Medicina Diagnóstica, você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Agende já sua consulta! 

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui.      

 Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

 

Barriga inchada: o que pode ser?

Doenças intestinais mais comuns 

Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados? 

Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar.  

Como alimentos com fibra impactam o intestino? 

Quando fazer um exame de endoscopia?

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais