Artur Parada • Sintomas de Câncer Colorretal
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Sintomas de Câncer Colorretal

Atentar-se aos sinais que o corpo envia é muito importante, pois, na maioria das vezes ele está nos passando a mensagem de que algo não está fluindo como deveria. Quando o assunto é câncer colorretal, é necessária muita atenção, pois alguns dos possíveis sintomas já demonstram que a doença pode estar em um nível avançado.

 

Essa é uma doença que pode ser silenciosa, no entanto, quando apresenta sinais, eles geralmente consistem em:

Como dissemos anteriormente, alguns desses já correspondem a sintomas de câncer colorretal avançado. Por isso, medidas preventivas e o diagnóstico precoce são tão fundamentais!

 

Mas afinal, o que é câncer colorretal?

O câncer colorretal corresponde a um tumor maligno desenvolvido no cólon ou no reto, ou seja, no intestino grosso. Um artigo publicado pela Frontier in Oncolology conta com números e informações que apontam que, até 2030, a probabilidade de morte prematura por câncer intestinal na faixa etária de 30 a 69 anos pode aumentar em 10%.

 

 

Câncer colorretal: fatores de risco

Fatores de risco são aspectos que aumentam a chance de se contrair uma doença. Ao falarmos sobre câncer, é possível dizer que cada tipo possui os seus. Entre os fatores de risco, podemos citar:

 

Existem aqueles que estão sob o controle do paciente e outros que não.

Fumar e beber por exemplo são exemplos dos controláveis, enquanto que histórico familiar e idade estão entre os que o indivíduo não pode controlar.

É válido ressaltar ainda que não é por que você se enquadra em uma dessas características que você necessariamente terá a doença. Conhecer os fatores de risco, no entanto, é essencial para dar mais atenção a esses aspectos e possíveis cuidados.

 

Como funciona o diagnóstico?

Existem alguns exames que podem ser solicitados para diagnosticar o câncer colorretal. Saiba mais sobre eles:

 

Imunoquímico fecal

Ele consiste em um teste que busca detectar sangue oculto nas fezes através de uma reação química relacionada à hemoglobina humana – uma proteína que tem a função de transportar o oxigênio para diferentes partes do organismo.

 

Colonoscopia

É um exame essencial para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças colorretais, permitindo identificar diversas condições que podem comprometer a saúde e qualidade de vida do paciente. 

 

Ela é feita por meio de um equipamento que consiste em um tubo com uma pequena câmera em sua ponta. Esse aparelho, chamado de colonoscópio, é direcionado ao reto. Durante esse procedimento, as imagens do percurso são reproduzidas em uma tela para que seja feita uma análise por um profissional qualificado.

 

 

Como funciona o tratamento? 

Tudo dependerá da avaliação médica baseada nas necessidades do quadro do paciente. No entanto, afim de explicar de forma mais geral, é possível dizer existem basicamente dois tipos de tratamentos, os locais e os sistêmicos.

Os locais tratam-se de um método em que o tumor é tratado na região específica, sem afetar as demais áreas. Esse formato é muito utilizado para quadros em que a doença ainda está em fase inicial. 

Já os sistêmicos são praticamente medicamentos capazes de atuar em células que estejam com câncer em diferentes regiões do corpo.

 

 

Conclusão

É fundamental atentar-se aos sinais e sintomas que corpo envia, assim como também, entender se você se enquadra em um dos fatores de risco e conversar com profissionais da área para que eles indiquem as recomendações necessárias de acordo com as suas necessidades e particularidades. Válido lembrar que o tratamento dependerá do estágio da doença!

Aqui na Artur Parada Medicina Diagnóstica você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer a você um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento correto para que a sua saúde esteja sempre em dia. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui. 

 

Até breve!

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por

Dor no estômago o que pode ser?

Quando fazer um exame de endoscopia

Doença de Crohn 

Barriga inchada: o que pode ser?

Doenças intestinais mais comuns 

Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados? 

Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar. 

Quando fazer um exame de endoscopia?

Queimação no estômago: o que pode ser

 

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais