Artur Parada • 15 alimentos que diabéticos não podem comer
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

15 alimentos que diabéticos não podem comer

Ainda hoje, falar sobre diabetes pode parecer complexo. Isso porque esse assunto é cercado de tabus e mitos, principalmente no que diz respeito à alimentação. Hoje, viemos elucidar sobre este tema, apontando os alimentos que de fato podem prejudicar de alguma forma, assim como também citar algumas com pratos únicos e criativos

Antes de mais nada, é fundamental que você entenda um pouco mais afundo sobre os temas que mais cercam esse assunto.

 

>

 

O que é diabetes?

Diabetes Mellitos é o nome que se dá a doença que se caracteriza por um processo chamado de hiperglicemia, em que o nível de glicose no sangue aumenta. Ela pode ser causada por alguns fatores, como problemas relacionados à secreção ou à ação do hormônio insulina. 

 

Afinal, para que serve a insulina?

De um modo geral, é possível dizer que a sua principal função se trata do controle da quantidade de glicose no sangue. Sua atividade é praticamente avisar as células que elas devem absorver a glicose. Quando isso não acontece de modo apropriado, um quadro tóxico pode ser desencadeado pela permanência dos altos níveis de glicose na corrente de sangue. A falta de tratamento nesse sentido pode ter resultados em sérios, como complicações nos rins, nervos, olhos, artérias e coração.

 

 

Quais são os tipos de diabetes?

 

Existem ainda outros tipos de diabetes que costumam resultar da associação de defeitos genéticos com doenças ou medicamentos. Um exemplo possível de citar nesse contexto são as doenças do pâncreas exócrino.

 

Como funciona o medidor de glicose?

Também conhecido como glicosímetro, esse aparelho é muito utilizado diariamente por quem tem o diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes. Ele serve para ajudar o paciente na monitoração dos níveis de açúcar no sangue. Como se não bastasse, ele ainda ajuda na identificação de quedas e picos ao longo do dia.

Antes e depois das refeições, esses são os principais momentos em que o aparelho é utilizado. Dessa maneira é possível fazer uma análise referente à forma como o corpo reage a cada alimento ingerido.

Praticamente, o aparelho consiste em um monitor e é acompanhado de uma espécie de agulha para furar o dedo. Ainda, existem as tiras reagentes, nas quais ocorre o depósito do sangue com o intuito de ser realizada a análise

 

O que diabéticos não devem comer

 

Açúcar e doces

Muito açúcar resulta em muita glicose e, por essa razão, deve ser evitado

Carnes processadas

Alimentos como embutidos contam em sua produção com a adição de muitas substancias que estendem seu tempo de duração e também o sabor, o que desperta ainda mais os sentidos voltados ao paladar.

Basicamente, os diabéticos devem evitar alimentos com alto índice glicêmico, adoçantes artificiais e determinados tipos de frutas. Segue lista com alguns exemplos do que deve ser evitado: 

 

Então, a alimentação para diabéticos é sem graça?

A alimentação para diabéticos pode ser muito diversa, e mesmo com as restrições e cuidados que devem ser tomados, a alimentação pode ser rica em saúde e sabor!

Tem sim como ter uma alimentação saudável e comendo um pouco de tudo, basta se atentar as quantidades de açúcar e carboidratos. Uma alimentação balanceada para todos é sempre o melhor para prevenir doenças e obesidade.

Inclusive, existem plataformas como a Sociedade Brasileira de Diabetes em que são divulgadas receitas muito criativas e deliciosas de doces, lanches e refeições adaptadas para diabéticos. Lá você encontra o passo a passo para preparar bolo de brigadeiro, pavê de sorvete com brownie, torta de mousse de maracujá e também várias receitas para cardápios de festa junina, contando também com opções de lanchinhos e refeições para almoço e jantar. O site mostra ainda a tabela nutricional de cada um desses pratos! Vale a pena dar uma conferida.

Mas, atenção! Sem dúvidas, é importante sempre se lembrar que você deve avaliar quais ingredientes se encaixam nas suas condições, necessidades e restrições.

Clique aqui e leia o artigo completo com mais dicas nesse sentido 

 

Conclusão

Percebe-se, portanto, que esse é de fato um quadro que merece atenção e cuidar da alimentação é uma das principais chaves para ter uma vida saudável. Acima de tudo, é fundamental consultar um profissional para entender as restrições e necessidades de seu corpo, prestando atenção em cada um dos alimentos e seguindo as orientações médicas prescritas para o seu caso.

 

 

Artur Parada Medicina Diagnóstica você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Agende já sua consulta! 

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos  no Blog do Artur Parada, clicando aqui.      

 

Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

 

Doença de Crohn  

Barriga inchada: o que pode ser?

Doenças intestinais mais comuns  

Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados?  

Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar.  

Como alimentos com fibra impactam o intestino?  

Quando fazer um exame de endoscopia?

Queimação no estômago: o que pode ser 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais